top of page

Nasceu a 5 de Agosto de 1986. Estuda música (violino, piano, canto e viola da gamba), dança e teatro desde pequena, tendo passado pela Juventude Musical Portuguesa, pelos Pequenos Cantores do Estoril (com quem gravou um CD de Natal), pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, pela Escola de Dança Ana Mangericão, Escola Superior de Teatro e Cinema, pela Sjöviks Folkhögskola, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e estudando actualmente na Royal College of Music in Stockholm.
Como actriz, cantora e bailarina participou em espectáculos de Teatro Musical (Um Sonho Mágico, José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores, Cabeças no Ar, Cantastórias, O Segredo da Floresta, A boneca de Trapos e o Homem de Lata), como Assistente de Encenação participou na ópera Fausto de Gounod (Teatro Nacional São Carlos), como cantora no Coro Sinfónico da Casa da Música, como Directora Musical no espectáculo Cântico dos Cânticos (em colaboração com o TeatroEnsaio e o Teatro Nacional São João). Como viola gambista, toca com os mais diversos grupos em Portugal e na Suécia, tanto Música Antiga (Historicamente Informada), como Música Tradicional Portuguesa e Sueca.

Sofia Fernandes
Violino Barroco
Carmina Repas Gonçalves
Viola da Gamba
Filipa Oliveira
Flauta de Bisel

Iniciou os seus estudos musicais em 1993 na Escola de Música do Município de Loulé nas classes de Guitarra Clássica e Flauta de Bisel, e mais tarde engressou no Conservatório Regional de Faro “Maria Campina”. Desde 1998 tem vindo a frequentar cursos, workshop’s e masterclasses de aperfeiçoamento em música antiga e flauta de bisel tais como: Encontros de Música da Casa de Mateus, Encontros de Música Antiga de Loulé, Cursos de Verão Jovens Músicos de Caldas da Rainha e Cursos Internacionais de Música Antiga de Castelo Branco além de Masterclasses de Música Antiga na Universidade de Évora e na Escola de Música do Conservatório Nacional. Tem vindo a aperfeiçoar-se com profissionais de renome internacional tais como: Bart Spanhove (Bélgica), Dorothee Oberlinger (Alemanha), António Carrilho (Portugal), Bert Honig (Holanda), Monika Mush (Holanda), Lara Morris (Israel), César Viana (Portugal), Pedro Couto Soares (Portugal) e Ricardo Kanji (Brasil), Antoinette Lohman (Holanda), Javier Aguirre (Espanha), João Paulo Janeiro (Portugal) e Rafael Bonavita (Espanha). Participou em concertos com os agrupamentos Bancheto Musicale, Ensemble Barroco do Chiado, Orquestra Barroca do Centro Cultural de Belém Divino Sospiro, Agrupamento Musical da Accademia di Santa Cecila (Roma), Projecto Orquestra Barroca, Amato Lusitano – grupo de música antiga, e mais recentemente é um dos membros do Concerto Ibérico Orquestra Barroca. Em 2011 foi galardoada com o primeiro prémio na categoria de solista e primeiro prémio na categoria de música de câmara nos Concursos de Jovens Intérpretes de Música Antiga ‘11, Jornadas de Música Antiga Conde de Oeiras. Actualmente encontra-se a concluir a licenciatura em Flauta de Bisel na Escola de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco na classe do Professor António Carrilho.

Nasceu em 1987 em Guimarães e iniciou os seus estudos musicais aos 14 anos com Pedro Lira. Três anos mais tarde continuou os seus estudos na Academia de Música Valentim Moreira e Sá, em Guimarães. Um ano depois, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho onde estudou durante três anos, período em que teve oportunidade de trabalhar com maestros como Vítor Norte, Cesário Costa, Pedro Neves e Jean-Marc Burfin enquanto membro da Orquestra Clássica de Espinho. Nesta escola teve como principais professores Emilia Vanguelova e Nuno Soares e participou em masterclasses com Yuri Nasushkin, Zófia Wóycicka. Em 2009 entra na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) onde iniciou o seu percurso na área de Música Antiga (licenciatura) com Amandine Beyer, Sabela Garcia Fonte e Denys Stetsenko. Nesta área já participou em masterclasses com Olivia Centurioni, Antoinette Lohmann e Benjamin Chénier e integra a Orquestra Barroca CMA onde já trabalhou com maestros como Marco Ceccato, Pedro Castro e Ana Mafalda Castro. Integra actualmente a orquestra Concerto Ibérico Orquestra Barroca com direcção de João Paulo Janeiro.

Nasceu em 1988, em Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais formais com 12 anos no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde em 2008 concluiu o curso complementar de cravo sob a orientação do professor Cristiano Holtz. Frequentou masterclasses com Davitt Moroney, Ketil Haugsand, Elizabeth Joyé e Rinaldo Alessandrini, entre outros.
Em 2008 mudou-se para o Porto, onde se licenciou em Música Antiga – Cravo na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), na classe da professora Ana Mafalda Castro. No decorrer da formação frequentou seminários com Andrea Coen e Siebe Henstra (cravo), Marco Ceccato e Pedro Castro (orquestra) e Pedro Sousa Silva (ensemble renascentista). Frequenta actualmente o Mestrado em Performance na mesma instituição.
A par da sua actividade como cravista, também se apresenta em palco com diversos grupos na área do rock e do jazz e participa na composição de bandas sonoras para curtas-metragens.

André Lourenço
Cravo
bottom of page